top of page
  • Foto do escritorSandro Zanini

AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos.

Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.

A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A Instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.

A principal fonte de financiamento dessas organizações é o lucro proveniente da oferta de serviços e produtos. Devido à imagem construída e ao reconhecimento alcançado através de suas realizações, parte significativa dos doadores da AACD e das APAEs procura a instituição de forma pró-ativa

 

Áreas de Atuação

Centro de Reabilitação

Os Centros de Reabilitação da AACD atendem pacientes de todas as idades com deficiência física, cujo quadro clínico se enquadra em uma algumas das patologias atendidas

Oficina Ortopédica

Com o objetivo de auxiliar na reabilitação do paciente e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física, desde 1962 a AACD mantém Oficinas Ortopédicas onde são fabricados produtos ortopédicos sob medida, como órteses, próteses, coletes e adaptações para cadeiras de rodas. Há também produtos em pronta entrega, entre eles bengalas, andadores e cadeiras de banho.

Centro de Diagnóstico por Imagem

Por meio do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a AACD realiza exames que contribuem para o diagnóstico da patologia, a indicação do melhor tratamento e, quando necessário, da cirurgia mais segura para o paciente.

Centro Médico

O Centro Médico oferece consultas e procedimentos ambulatoriais para pacientes com complicações ortopédicas, pós-operatórias e necessidades fisiátricas.

Centro de Terapia

O Centro de Terapia tem como foco o atendimento terapêutico de pacientes com doenças dos ossos, dos músculos e das articulações, sendo especializado no tratamento de coluna. Entre as patologias atendidas estão alterações posturais como escolioses, lesões ortopédicas decorrentes de esforços repetitivos ou por stress, doenças respiratórias, pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas.

Ensino e Pesquisa AACD

Reconhecida por sua expertise em Ortopedia e Reabilitação, a AACD investe em Ensino e Pesquisa com o objetivo de aprimorar processos, promover a evolução dos profissionais e disseminar conhecimento. Dessa forma, a Instituição reforça seu compromisso com a melhoria constante do tratamento oferecido aos pacientes e a qualidade de vida das pessoas com deficiência física.

AACD Esportes

A AACD trabalha a inclusão social das pessoas com deficiência física por meio de práticas esportivas e culturais, estimulando os participantes a vencer limitações e exercer seu máximo potencial. As atividades são abertas a pacientes da AACD de todas as faixas etárias e com qualquer tipo de deficiência física, desde que possuam autorização médica.

Cooperação técnica

O projeto de Cooperação Técnica da AACD tem como objetivo levar a expertise e o padrão de excelência da Instituição a diversas partes do Brasil, para beneficiar mais pacientes com deficiência física que precisam de assistência. Os profissionais da área clínica e terapêutica da AACD oferecem treinamento à equipe da instituição parceira, o que inclui tanto a expertise/ conhecimento em reabilitação física quanto os preceitos do atendimento humanizado. O acompanhamento periódico é feito por meio de auditorias e visitas para supervisão.


 

Teleton

No Brasil, o primeiro Teleton ocorreu nos dias 16 e 17 de maio de 1998 nos estúdios do SBT. Teleton é uma maratona televisiva brasileira, para arrecadação de doações para subsidiar as atividades para o ano seguinte. É anualmente exibida pelo SBT e pela TV Cultura em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) onde apresenta shows durante todo o final de semana com diversos convidados e comparecimento de empresas que fazem doações maiores.

O Teleton é um evento para chamar a atenção para a Instituição, mas é importante salientar que a AACD recebe qualquer doação (de diversas formas) durante todo o ano.

 

Saiba Mais...



4 visualizações0 comentário
bottom of page