top of page
  • Foto do escritorSandro Zanini

Construção por drones

Quando o assunto construção civil, os estudos para novas tecnologias sempre surpreendem no quesito inovação. Confira novos recursos que estão sendo desenvolvidos.


Aerial-AM


Esse é um método de manufatura aditiva que se utiliza da possibilidade de controlar drones remotamente para que um "enxame" deles possa construir edificações. Inicialmente os estudos estão sendo desenvolvidos tanto para construção no local quanto para pré-fabricação externa.

Como característica comum, apresenta uma estrutura de impressão tridimensional (3D), funcionando com a característica da tecnologia, adicionando camadas de material, uma sob a outra, até formar o objeto final.

A Aerial-AM permite a fabricação em voo e oferece possibilidades futuras de construção em locais de difícil acesso ou sem limites altura.


Depois de escolher um, ajuste as configurações para personalizar ainda mais o layout.


​​Nas configurações, você também pode escolher outras coisas para exibir no feed do seu blog, como um menu do blog, nome do autor, curtidas, visualizações e mais.



Manufatura Aditiva


A manufatura aditiva na construção está começando a mudar a forma como os arquitetos planejam suas obras. Além de já possibilitar construções em tamanho real como foi mostrado no artigo Impressão 3D de residência essa tecnologia aditiva tem se mostrado mais versátil para fornecer componentes e elementos de construção como paredes e fachadas em escala natural

E se comparada a manufatura subtrativa (ex. alvenaria tradicional) mostra beneficios desde a implantação do canteiro de obras, passando por todo o processo até o final da obra e o que gerou de resíduos.



Saiba Mais...

Zhang, K., Chermprayong, P., Xiao, F. et al. Aerial additive manufacturing with multiple autonomous robots. Nature 609, 709–717 (2022).




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page