top of page
  • Foto do escritorSandro Zanini

Captura de CO2 - I

Atualizado: 12 de dez. de 2022

As emissões de CO2 aumentam ano após ano, O Setor da construção civil é responsável por cerca de 40% das emissões.


Mesmo sete anos após a COP21, conferência climática da ONU de 2015, e todos seus acordos mundiais de redução da emissão de CO2, o que se tem apurado é que as emissões continuam num ritmo crescente afastando o setor de seu potencial para retardar mudanças climáticas.

Como meta, as emissões de CO2 diretamente ligadas aos edifícios precisam ser reduzidas pela metade até a o ano de 2030. Em todo ecossistema da construção civil os integrantes devem se comprometer a priorizar investimentos em edifícios de baixo carbono e cada vez mais eficientes e com suas taxas de emissão cada vez mais próximas de zero até atingir a neutralidade.

"O aumento das emissões no setor da construção civil enfatiza a necessidade urgente de uma estratégia tripla para reduzir agressivamente a demanda de energia no ambiente construído, descarbonizar o setor energético e implementar estratégias de materiais que reduzam as emissões de carbono do ciclo de vida", disse Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


Isto implica na responsabilidade de toda a cadeia produtiva em adotar conceitos e tecnologias para reduzir o carbono incorporado na demanda por materiais de construção e seu uso, desde a extração, produção até a construção e utilização pelos usuários do edifício, pois ao reduzir o consumo de energia, água e demais recursos se minimiza a poluição.


Com o intuito de impulsionar um novo modelo global de urbanismo sustentável, a Nova Agenda Urbana da ONU sugere metas para transformar as cidades em espaços mais habitáveis, inclusivos, saudáveis, sustentáveis e resilientes aos fenômenos naturais.

 

Saiba mais...

[créditos]

 

Faça uma visita a Sandro Zanini Arquiteto nas redes sociais.

Curta -->Compartilhe-->Comente

👍❤️--> 🔁🤜🤛 -->📣📣


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page