top of page
  • Foto do escritorSandro Zanini

Captura de CO2 - II

Basicamente há duas formas de extrair CO2 do ar.


A primeira forma seria aumentar substancialmente a capacidade da natureza de absorver e armazenar o gás carbônico. A segunda, é a chamada captura direta no ar (CDA), por meio de processos químicos que separam e capturam as partículas de CO2

O setor de veículos, principalmente os de transportes, são os principais responsáveis pela emissão de substâncias tóxicas, como o CO2, um dos grandes vilões do efeito estufa.

Como um mundo sem veículos é improvável, cada vez mais pesquisadores têm utilizado tecnologias para desenvolver opções mais sustentáveis que a atual matriz mundial de combustíveis fósseis.

As células de combustível funcionam convertendo a energia química do combustível diretamente em eletricidade. Pesquisando nesta área, Lin Shi e seus colegas da Universidade de Delaware, nos EUA, demonstraram uma maneira de capturar efetivamente 99% do dióxido de carbono (CO2) do ar usando um novo sistema eletroquímico alimentado por hidrogênio. A equipe estava trabalhando em um tipo delas, conhecido como HEM, Entretanto, por serem sensíveis ao dióxido de carbono no ar, elas não eram eficientes como alternativa para as baterias à ácido utilizada em veículos elétricos.

A algum tempo atrás, eles perceberam que a desvantagem poderia ser uma alternativa, com a criação de um dispositivo adicional que guia o fluxo por esse mecanismo, criando um capturador de CO2.


"Quando investigamos o mecanismo, percebemos que as células de combustível estavam simplesmente capturando cada porção do dióxido de carbono que entrava nelas, e elas eram muito boas em separá-lo do outro lado," contou o professor Brian Setzler.

Uma questão importante é o que fazer com o carbono capturado quando se fala em sequestro de CO2 da atmosfera. Uma equipe de engenheiros químicos liderada por Matteo Cargnello, na Universidade de Stanford, na Califórnia, está trabalhando para converter o gás carbônico em outros produtos úteis, como propano, butano ou mesmo combustíveis

Segundo Lin Shi, com mais avanços nas pesquisas, esses dispositivos poderiam ser usados em ambientes onde a recirculação de ar é importante como medida de economia de energia como em diversas tipologias de edificações.


Saiba mais...

[créditos]

https://www.nature.com/articles/s41560-021-00969-5

Imagem: Yan Lab/UD

 

Faça uma visita a Sandro Zanini Arquiteto nas redes sociais. Curta -->Compartilhe-->Comente 👍❤️--> 🔁🤜🤛 -->📣📣


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page